WhatsApp

CRÓNICA ESTATÍSTICA

O que você acha?

A literacia financeira refere-se ao conhecimento e à compreensão de conceitos financeiros essenciais que permitem às pessoas tomar decisões informadas sobre suas finanças pessoais. Envolve temas como orçamento, poupança, investimentos, crédito e planejamento de longo prazo.

Taxa de bancarização
Estudos realizados pelo INE em 2022 do Inquérito de Literacia Financeira (ILF ANGOLA), dá conta que apenas 32% da população angolana com 15 ou mais anos de idade possui conta bancária, isso significa que quase 7 em cada 10 angolanos não possuem conta bancária. Esse importante indicador sobre a taxa de bancarização pode espelhar situação da penetração das famílias no sistema financeiro angolano e no plano de inclusão financeira, aliás, a taxa de bancarização é um indicador fundamental para mensurar até que ponto vai a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira de um País (ENIF), para o nosso caso de Angola, uma taxa de bancarização abaixo dos 50%, indica que o país ainda tem muito trabalho pela frente no que diz respeito a integração e emancipação das famílias no sistema financeiro angolano, pois a bancarização é um dos caminhos para acesso e robustez ao sistema financeiro.
Razão de não ter conta bancária

Um elemento muito importante ao analisar a taxa de bancarização, é saber de facto as razões pelas quais as pessoas não têm conta bancária, o gráfico mostra a maior parte das pessoas, no caso, quase dois terços (65%) da população não possuem conta bancária pelo facto de entenderem não ter rendimentos suficiente que justifiquem a abertura de uma conta bancária, esse baixo entendimento patente no seio da população é muito preocupante, isso quer dizer que os bancos comerciais ainda têm muito trabalho de sensibilização junto das comunidades sobre a necessidade de abertura de conta bancária, pois demonstra que a população não entende efectivamente quando e porquê abrir uma conta bancária.
Por outro lado, há um outro grupo não berrante, mas preocupante, são aqueles que não têm documento que lhe permite abrir uma conta bancária, sobretudo se refere ao bilhete de identidade, neste caso os dados indicam que uma em cada 10 pessoas não possuem conta bancária por falta de documento de identificação, essa situação aponta a necessidade da conjugação de esforços entre os sectores da justiça (Direcção dos registos e identificação civil) e os bancos comerciais na promoção e massificação desses serviços de atribuição de identidade as populações pois sem os quais muitas pessoas ainda continuarão a ficar de fora do sistema financeiro bancário.
Qual a faixa etária que é mais bancarizada em Angola?

Nota-se que entre a população que possui conta bancária, na juventude das faixas etárias de 25-39 anos, mais de 40% da população destes grupos possuem conta bancária, comportamento inverso se verifica no extremo oposto, ou seja, entre a população idosa (65 ou mais anos) apenas 29% possuem conta bancária, revelando um declínio dessa camada populacional no acesso ao sistema bancário, sistema pelo qual estariam vinculados para salvaguardar situações sobre reforma e pensão no período da idade pós laboral.
Qual o nível de literacia financeira da população angolana?
É amplamente concebido e divulgado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico) que um país com um nível de literacia financeira acima da média, (>=90%) atinge o bem-estar financeiro, que é o objectivo principal da alfabetização financeira. De acordo a citação feita na pesquisa internacional de alfabetização financeira da OCDE/INFE em 2020, apresenta o conceito de bem-estar financeiro como: “um estado em que uma pessoa pode cumprir plenamente as
obrigações financeiras actuais e contínuas, pode se sentir segura em seu futuro financeiro e é capaz de fazer escolhas que lhe permitem aproveitar a vida”, CFPB , 2020. Nesta conformidade, o gráfico ilustra que o índice global de literacia financeira de Angola é cerca de 25%, estando na escala de classificação da OCDE entre [0% - 50% [, colocando assim o país num nível de literacia financeira baixo e considerado financeiramente analfabeto.

Relativamente aos índices por dimensão da literacia financeira, observa-se que entre as 3 dimensões, a população tem um nível de comportamento financeiro muito baixo, dar nota de que o comportamento financeiro inclui: economizar, planear a longo prazo, vigiar e controlar as finanças, neste quesito, dos 100 pontos percentuais, a população atingiu apenas 20%, enquanto que para a dimensão conhecimento, atingiu um nível de 26 pontos percentuais; o conhecimento financeiro reflecte a capacidade da população entenderem conceitos financeiros básicos como, juros, poupança e inflação.
Sem sombras de dúvida, uma população com um nível de literacia baixa na dimensão conhecimento, impacta negativamente a evolução dessa população no que diz respeito ao bem-estar financeiro, pois o conhecimento implica no comportamento e na atitude da população face a sua integração em situações financeiras adversas.


This community is for professional and enthusiast users, partners and programmers. You can ask questions about:

  • como instalar o Odoo num infraestrutura especifica,
  • how to configure or customize Odoo to specific business needs,
  • what's the best way to use Odoo for a specific business need,
  • how to develop modules for your own need,
  • specific questions about Odoo service offers, etc.

Before you ask - please make sure to search for a similar question. You can search questions by their title or tags. It’s also OK to answer your own question.

Please avoid asking questions that are too subjective and argumentative or not relevant to this community.

You should only ask practical, answerable questions based on actual problems that you face. Chatty, open-ended questions diminish the usefulness of this site and push other questions off the front page.

To prevent your question from being flagged and possibly removed, avoid asking subjective questions where …

  • every answer is equally valid: “What’s your favorite ______?”
  • your answer is provided along with the question, and you expect more answers: “I use ______ for ______, what do you use?”
  • there is no actual problem to be solved: “I’m curious if other people feel like I do.”
  • we are being asked an open-ended, hypothetical question: “What if ______ happened?”
  • it is a rant disguised as a question: “______ sucks, am I right?”

If you fit in one of these example or if your motivation for asking the question is “I would like to participate in a discussion about ______”, then you should not be asking here but on our mailing lists. However, if your motivation is “I would like others to explain ______ to me”, then you are probably OK.

(The above section was adapted from Stackoverflow’s FAQ.)

More over:

  • As respostas não deverão adicionar ou expandir as questões. Em vez disso, edite a questão ou adicione um comentário à questão.
  • Answers should not comment other answers. Instead add a comment on the other answers.
  • Answers shouldn't just point to other Questions. Instead add a question comment indication "Possible duplicate of...". However, it's ok to include links to other questions or answers providing relevant additional information.
  • Answers shouldn't just provide a link a solution. Instead provide the solution description text in your answer, even if it's just a copy/paste. Links are welcome, but should be complementary to answer, referring sources or additional reading.

Answers should not add or expand questions. Insteadeither edit the question or add a comment.

Answers should not comment other answers. Instead add a comment on the other answers.

Answers shouldn't just point to other questions.Instead add a comment indicating "Possible duplicate of...". However, it's fine to include links to other questions or answers providing relevant additional information.

Answers shouldn't just provide a link a solution. Instead provide the solution description text in your answer, even if it's just a copy/paste. Links are welcome, but should be complementary to answer, referring sources or additional reading.

Answers should not start debates This community Q&A is not a discussion group. Please avoid holding debates in your answers as they tend to dilute the essence of questions and answers. For brief discussions please use commenting facility.

When a question or answer is upvoted, the user who posted them will gain some points, which are called "karma points". These points serve as a rough measure of the community trust to him/her. Various moderation tasks are gradually assigned to the users based on those points.

For example, if you ask an interesting question or give a helpful answer, your input will be upvoted. On the other hand if the answer is misleading - it will be downvoted. Each vote in favor will generate 10 points, each vote against will subtract 10 points. There is a limit of 200 points that can be accumulated for a question or answer per day. The table given at the end explains reputation point requirements for each type of moderation task.

The goal of this site is create a relevant knowledge base that would answer questions related to Odoo.

Therefore questions and answers can be edited like wiki pages by experienced users of this site in order to improve the overall quality of the knowledge base content. Such privileges are granted based on user karma level: you will be able to do the same once your karma gets high enough.

If this approach is not for you, please respect the community.

Here a table with the privileges and the karma level